Ensinando e aprendendo sempre!

As novas tecnologias já estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Na escola não poderia ser diferente. Quando nós, professores, nos deparamos com a necessidade de mudar metodologias para haver uma adaptação ao novo modo de vida da sociedade, assusta e pode gerar resistência. Temos que nos acostumar com o uso de computadores e suas diversas possibilidades, suas incontáveis maneiras de promoção do conhecimento.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Currículo

Currículo e o processo e integração das TIC
O planejamento é essencial na vida de qualquer profissional, mas no campo educacional é indispensável.
Segundo Almeida, o ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação problemática em uma situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias. Os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos, o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo.
Currículo são os meios ou estratégias usadas para se atingir uma determinada meta ou ideal. E segundo Almeida e Prado, a interação entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas nas tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que “a questão determinante não é a TECNOLOGIA, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” (COSTA, 2005).
Como podemos notar, o currículo tem que estar de acordo com a meta ou com o objetivo que o professor ou que a escola deseja alcançar. Não basta apenas possuir vários tipos de tecnologias na escola ou sala de aula, se o professor não traçou metas a alcançar com as mesmas. Para tanto, faz-se necessário a criação em grupo de uma forma ou meio educacional que seja flexível e principalmente aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação do professor, levando em conta as contribuições das TIC para o alcance dos objetivos almejados. Sabendo-se que com o uso de tecnologias na prática pedagógica proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário