COLÉGIO ESTADUAL WILSON PEREIRA
PROJETO: LINGUAGEM E EXPRESSÃO
JUSTIFICATIVA
Muitos professores se questionam se existe alguma maneira de organizar o que ensinam a fim de que os alunos tenham vontade de aprender, para que participem ativamente das atividades, de modo que o trabalho seja feito em comum e possam, em conjunto, apontar para a mesma mete. Assim todos chegam a uma mesma conclusão: trabalhar com projetos é uma estratégia adequada para a realização dos objetivos traçados com o intuito de sanar uma determinada dificuldade ou mesmo ampliar conhecimentos.
Na introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental ( BRASIL,1998, p.88) destaca-se que:
A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimen -
to das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo ba -
se de diálogo e reflexão para toda a equipe escolar. Para os profes -
sores, a leitura e execução de projetos dá coerência às atividades
desenvolvidas, e, principalmente, contribui de forma efetiva com sua
formação profissional, pois favorece a reflexão e atuação a realidade
com a qual trabalha.
Na Escola Estadual Wilson Pereira foi detectada a crescente maioria de alunos de 5ª a 8ª série que ainda são analfabetos funcionais, isto é, sabem ler e escrever, mas não compreendem ou não sabem interpretar o que lêem; sendo assim, há uma necessidade de atividades que estimulem os alunos a leitura de diversos tipos de textos escritos e/ou visuais. Por isso surgiu o projeto de leitura Linguagem e Expressão, que visa despertar o interesse pela leitura e o desenvolvimento da habilidade de interpretação e criação de diversos tipos de textos.
O professor tem papel importantíssimo nesta tentativa de incentivo à leitura; por meio de sua experiência como leitor, momentos de “contação” de histórias em sala de aula, o manuseio de livros infanto-juvenis e textos informativos de revista e jornais etc. Se o aluno não tem este universo da leitura em casa, que pelo menos na escola possa ocorrer esta aproximação entre o provável leitor e os textos a sua volta. Segundo Montenegro (2006, p.8):
Se contribuirmos, decisivamente, para ensinarmos as crianças e os
jovens de hoje a ler, não estaremos apenas instrumentalizando o
o sujeito para o exercício do código lingüístico, mas estaremos for-
mando adultos reflexivos capazes de tomar atitudes conscientes
frente à realidade, uma vez que contar histórias para crianças ( e
jovens) vai muito além de diverti-las porque toca em questões es-
senciais da sua existência.
É diante dessa possibilidade de ampliação da habilidade de leitura e interpretação que o projeto Linguagem e Expressão promoverá propostas de atividades explorando a compreensão e produção textual, bem como expressões artísticas e corporais.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse pela leitura e o desenvolvimento da habilidade de interpretação e produção de diversos tipos de texto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer diversos gêneros textuais através de livros e sites da internet, diferenciando-os adequadamente;
· Ler e interpretar textos diversos;
· Redigir textos narrativos, descritivos, poéticos e informativos;
· Fomentar a necessidade da leitura crítica para o fortalecimento da cidadania;
· Desenvolver o senso crítico do educando e da sua capacidade de operacionalização do conhecimento, transformando a si, ao outro e ao meio em que vive.
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental
RECURSOS:
· Livros;
· Revistas;
· TV pendrive;
· Laboratório de informática
· Projetor de multimídia
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma processual e contínua, já que serão observadas as etapas trabalhadas durante o projeto, isto é, haverá a observação da evolução de cada aluno em relação a leitura, interpretação e produção de textos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, terceiro e quarto ciclos. Brasília,1998.
MONTENEGRO, Maria do Socorro Moura. O que é ler e por que ler. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre,2006.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: Rêsteel . São Paulo, 2002.
Este blog traz informações sobre o curso "Ensinando e aprendendo com TIC's" promovido para professores da rede estadual da Bahia. Este curso mostra um jeito diferente de lidar com a Lígua Portuguesa, já que as atividades propostas dão a possíbilidade de usar as novas tecnologias para aprimorar a língua materna.
Ensinando e aprendendo sempre!
As novas tecnologias já estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Na escola não poderia ser diferente. Quando nós, professores, nos deparamos com a necessidade de mudar metodologias para haver uma adaptação ao novo modo de vida da sociedade, assusta e pode gerar resistência. Temos que nos acostumar com o uso de computadores e suas diversas possibilidades, suas incontáveis maneiras de promoção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário